Óculos de Sol | Optivisão Linda-a-Velha

Óculos de Sol

Os óculos de sol, desde que tenham as lentes adequadas, são a melhor forma de proteger os olhos dos raios ultravioleta, causa de diversas lesões oculares ao nível da córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, retina ou pálpebras.

A curto prazo, estes raios podem provocar conjuntivite ou fotoqueratite (frequente quando a exposição se associa a vento frio ou neve), mas estas lesões são geralmente temporárias e menos preocupantes do que os danos causados por uma exposição crónica aos raios UV, associada à não utilização no dia-a-dia de óculos de sol que filtrem a luz ultravioleta.

A exposição constante e continuada à radiação solar pode provocar cataratas, aumenta o risco de melanoma na pele das pálpebras e está associado a lesões da conjuntiva, “como o pterígeo (crescimento da conjuntiva que invade a córnea) e pinguécula (lesão amarelada da conjuntiva)”. Mas a doença mais preocupante é a degenerescência macular relacionada com a idade, principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde.