Saúde Visual
Condições Visuais
Miopia
A miopia existe quando o globo ocular é demasiado longo, ou a pontência dos meios ópticos mais elevada do que o normal, o que origina boa visão ao perto, mas alguma dificuldade ao longe.
Presbiopia
A presbiopia, vulgarmente apelidada de vista cansada, não pode considerar-se uma anomalia refractiva. É simplesmente um defeito visual que começa a aparecer a partir dos 40 anos, devido à incapacidade de focagem do olho para realizar actividades de visão próxima, como ler ou escrever.
Astigmatismo
O Astigmatismo é uma condição refractiva do sistema visual em que a focagem se produz em planos diferentes, fazendo com que o astigmático veja tanto mal ao longe como ao perto.
Hipermetropia
Os hipermetropes podem focar imagens ou objectos situados a distâncias médias ou longínquas à custa de um esforço de acomodação contínuo, mas têm uma maior dificuldade para focar com nitidez objectos próximos ou para realizar um trabalho em visão de perto.
Sintomas da miopia:
- Ver mal ao longe
- Piscar os olhos
- Aproximar-se da televisão, dos livros ou cadernos
- Não ver bem ao longe Ex: As letras ou números do quadro da escola
- Dores de cabeça
Sintomas da presbiopia:
- Impossibilidade de realizar trabalhos prolongados da visão próxima
- Afastamento do plano de leitura
- Enevoamento das imagens
- Fadiga Visual
- Tendência para afastar os objectos para os ver menos desfocados.
- Dificuldade em enfiar a linha na agulha.
Sintomas da astigmatismo:
- Má acuidade visual ao longe
- Picadas, ardor e olhos vermelhos
- Sensação de areia nos olhos
- Dores de cabeça na nuca e parte frontal
- Dificuldade na mudança de visão de longe/perto
Sintomas da hipermetropia:
- Dores de cabeça
- Fadiga Visual
- Lentidão de leitura
- Sensação de picada, ardor ou vermelhidão ocular
- Olhos lacrimejantes em qualquer actividade que necessite da visão próxima
Cuidados para manter a Saúde Visual
Consultas
Todos devem consultar um especialista em saúde visual de dois em dois anos, mesmo que não tenham problemas visuais para compensar. Após os 40 anos, as consultas deverão ser anuais pois aumenta o risco de alterações à saúde ocular. No caso das crianças, aconselha-se rastreio visual antes do regresso às aulas, e anualmente no início do ano lectivo para despistar qualquer dificuldade visual que possa comprometer o rendimento escolar.
Proteção
Use sempre óculos de sol com protecção UV 100%. Lembre-se que os óculos sem protecção/certificação são altamente prejudiciais pois, além de não serem bons filtros, fazem com que a pupila dilate, chegando assim mais radiação prejudicial ao olho. A qualidade deficiente dos artigos comprados fora das ópticas pode causar igualmente defeitos refractivos.
Alimentação
Os alimentos ricos em vitamina A melhoram o funcionamento do aparelho visual. Inclua na sua alimentação alimentos como bróculos, papaia, cenoura, salmão e gema de ovo.
Informe-se com os nossos especialistas que outros alimentos possuem nutrientes indispensáveis para a saúde visual.
Higiene
Lave sempre as mãos antes de tocar nos olhos. Tenha atenção à validade dos colírios, pomadas ou maquilhagem.
Tabaco
O cigarro prejudica todo o organismo e os olhos não são excepção. O fumo pode irritar os olhos e criar infecções. Evite também o contacto com o cloro da água da piscina, sprays, poeiras e materias abrasivos.
Trabalho
Quando estiver ao computador, faça intervalos de hora a hora. Olhe para uma imagem distante do monitor, pelo menos a quatro metros, e pisque algumas vezes os olhos.
Condução
Quando conduzir durante uma longa viagem, faça intervalos de hora a hora, dedicando pelo menos três minutos à leitura de um jornal ou revista.
Medicação
Existem vários medicamentos para doenças sistémicas que podem influenciar a saúde ocular ou a função visual. A medicação para a hipertensão, tiróide, depressão, substituição hormonal, Parkinson, entre outras, podem causar secura ocular, visão desfocada, sensibilidade à luz ou visão dupla.