Lentes de Contacto | Optivisão Linda-a-Velha

Lentes de contacto

As lentes de contacto são pequenas lentes graduadas, usadas em “contacto” com o olho. São concebidas para corrigir erros refractivos mantendo a saúde ocular. Flutuam na camada de película lacrimal na superfície da córnea. As lentes de contacto modernas são muito mais do que pequenas lentes que se adaptam aos olhos. Funcionam de forma muito idêntica aos óculos — refractando e focando a luz para que os objectos apareçam nitidamente, porém, uma vez que se aderem ao líquido lacrimal na superfície do olho, movem-se naturalmente. Esta é apenas uma das vantagens das lentes de contacto em relação aos óculos.

Contactologia Avançada

Há diferentes tipos de lentes de contacto, hidrófilas ou rígidas permeáveis aos gases. Estão disponíveis em formatos diferentes e são concebidas para satisfazer distintos objectivos. Podem variar quanto à sua “modalidade” ou a frequência com que as tem de mudar - diária, quinzenal, mensal ou anualmente. Adaptam-se também a diferentes necessidades de correcção visual: astigmatismo, miopia, etc. As lentes tóricas corrigem o astigmatismo. As lentes esféricas corrigem a miopia e a hipermetropia. Há também lentes para monovisão, bifocais e multifocais."

Fala-se em Contactologia Avançada quando as características oculares são especiais (córneas pós-cirúrgicas, Ortoqueratologia, aplicação terapêutica, aplicação cosmética e protésica, compensação de ametropias altas e pacientes pediátricos…) ou quando as lentes de contacto utilizadas têm de ter características especificas.

Na Optivisão de Linda-a-Velha encontra especialistas para efectuar os exames necessários à sua aplicação, com equipamentos e lentes de última geração.